sábado, 18 de abril de 2009

Terror nos Videoclipes 4 - Ghost of Stephen Foster

Pretendia colocar algo mais pesado nesse Terror nos Videoclipes, alguma banda de Heavy Metal pra apelar meeesmo... Mas então, me deparei com esse delicioso clipe da banda Squirrel Nut Zippers, feito em desenho animado. Parece uma daquelas animações antigaças, estilo Betty Boop, e a música se chama Ghost of Stephen Foster. É daquelas que grudam, então já fique avisado que vai ficar com ela na cabeça.



Abraços!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Horror para Crianças (2)

Aqui vai um “Top 10” (dividido em 3 partes) com algumas cenas perturbadoras em desenhos animados infantis. Tem muito exagero da pessoa que escolheu as cenas (não tem quase nada de interessante no primeiro vídeo, mas vou colocar aqui para não ficar incompleto), no entanto, sou obrigado a dar razão em alguns trechos, que parecem ter passado um pooouco da dose. Como sou muito legal, vou apontar os “melhores momentos”, para quem não quiser perder tempo (Mas eu recomendo ver tudo! Rsrsrs).

Primeira parte – a partir de 7min51segundos, até que poderia assustar uma ou outra criança (eu adorava esse desenho!).



Segunda parte – Todo o começo com cenas da Disney (claro que estão colocadas fora do contexto, por isso parecem piores do que realmente são); aos 4min28s (não tem contextualização no mundo que abrandasse essa cena!).



Terceira parte – 1min41s (experimentos com animais); a partir de 2min33s, uma animação doentia (com coelhinhos!); a partir de 5min30s, a mais psicótica de todas! Só por esse trecho não dá pra saber, mas é possível encontrar outras cenas desse Felidae que são de arrepiar. Mas deixarei isso para um futuro post.



Mas é isso. Ficam essas sugestões de desenhos para alugar pras crianças, HAUAHAUA!

Arte Macabra (3) Frank Frazetta

Nascido no Brooklyn em 1928, Frank Frazetta é um dos mais influentes artistas de fantasia, ficção científica e terror. Começou a carreira como desenhista de histórias em quadrinhos. Também fez capas para a revista Famous Funnies e Weird Science Fantasy, lá pelos anos 50, impondo o padrão estético que viria a ser sua marca registrada. Após o fracasso comercial de uma tira chamada Johnny Comet, começou a trabalhar no estúdio de Al Capp, onde ganhava uma mixaria. Quando o chefe tirano resolveu reduzir seu salário sem motivo, Frazetta lhe deu uma banana de presente e foi procurar emprego em outro lugar.

Após algum tempo trabalhando com George Evans, Harvey Kurtzman encomendou-lhe alguns trabalhos de Annie Fanny. Em seguida, um pôster seu de Ringo Starr, feito por encomenda para a MAD, chamou a atenção do pessoal do estúdio cinematográfico United Artist. Seu primeiro trabalho para eles foi o pôster do filme What’s New, Pussycat?

Em 1964, Frazetta conheceu Jim Warren, dono e diretor da revista Creepy. Pelo acordo, ele teria total liberdade artística e, apesar do salário merreca, finalmente o artista podia desenhar o que gostava. O acordo durou até 1972, quando Creepy faliu. Frazetta se afastou dos quadrinhos e passou a expor suas pinturas e realizou trabalhos de ilustração por encomenda.

Em 1968, o ilustrador passou por problemas de saúde, que duraram oito anos. Felizmente, ele parece ter encontrado um tratamento adequado, e voltou a produzir suas fantásticas pinturas.

Pessoalmente, lembro mais do Frazetta por suas maravilhosas capas da revista Conan. Ele também ficou famoso por ilustrar capas do Tarzan, Vampirela e John Carter of Mars. Mas, como nosso interesse é terror, vou postar alguns dos seus belíssimos trabalhos no gênero. Suas ilustrações possuem aquele ar nostálgico do Bob Eggletton, mas com um estilo mais rústico e antiquado, que mistura delicadeza e brutalidade na medida certa.

Alguns sites sobre o artista:

Biografia mais detalhada.

http://www.graphiqbrasil.com/cartunistas/frankfrazetta.html

Guia com imagens em sites diversos

http://www.ocaiw.com/catalog/?lang=pt&catalog=pitt&author=1784

Site Oficial (com imagens, pinturas à venda e biografia detalhadíssima. Em inglês, of course)

http://www.frazettaartgallery.com/ff/index.html

Site não oficial com dezenas de imagens, separadas em categorias

http://frankfrazetta.org/

Galeria de imagens no Photobucket (aliás, um excelente local para encontrar imagens de todos os artistas que sugeri).

http://photobucket.com/images/frank%20frazetta/?page=2


domingo, 5 de abril de 2009

Terror nos Videoclipes 3

David Lynch encontra o circo de horrores nesse clip do Garbage, que tem pessoas com lâmpadas no lugar da cabeça, cemitérios, freiras sem rosto e as crianças da vila dos amaldiçoados. Passou bastante na MTV, mas caso não tenha visto, aproveite para conhecer.



Abraços!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Monstros do Passado: O MEGALODON

Vou abrir essa seção para falar de um assunto que muito me interessa: animais extintos. Mas não animais extintos e bonitinhos, como o Dodô! Não, não, prefiro falar sobre criaturas terríveis, gigantescas e apavorantes! Verdadeiros monstros, que não fariam feio em qualquer livro ou filme de terror (e de fato, muitos deles já apareceram em filmes, normalmente com resultados insatisfatórios).

Vou evitar ao máximo os bons e velhos dinossauros (outro assunto que adoro), já que esses não precisam ser divulgados, todo mundo já conhece. Portanto, aqui você vai conhecer algumas das criaturas mais obscuras dos milênios passados, e provavelmente pensar “ufa, sorte que estão extintos”. Eu discordo. Acho que seria incrível se o mundo estivesse povoado com essas maravilhas, mas enfim...

Portanto, vamos iniciar o primeiro tour sobre monstros do passado com um dos meus favoritos (e nem tão desconhecido assim):

O MEGALODON


Todos conhecem o tubarão branco (Carcharodon carcharias), popularizado pelo livro Tubarão de Peter Benchley e mais ainda pelo filme homônimo de Steven Spielberg. Pois bem, o tubarão branco atual pode atingir cerca de 6 metros (embora haja relatos de uma fêmea com 7,8 m!), e pesar 1,5 tonelada ou mais. Sim, é um tamanho considerável, mas que perde feio para um (suposto) parente do tubarão branco: o Megalodon ( Carcharodon megalodon).

Também conhecido como Megalodonte ou Tubarão Branco Gigante, essa criatura poderia atingir de 12 a 15 metros segundo estimativas mais modestas (e mais sensatas).



No entanto, é possível que os maiores exemplares pudessem ultrapassar os 20 metros.



Viveu entre 20 e 1,5 milhões de anos atrás (embora exista a teoria de que são ainda mais antigos), e pode ter sido contemporâneo dos primeiros seres humanos. Caso seja verdade, não é de se admirar que o homem tenha demorado tanto tempo para perder o medo do oceano!

Gravura de Megalodons atacando elefantes primitivos, que tentavam atravessar uma faixa do oceano:



Sua existência é conhecida unicamente através dos numerosos dentes fósseis e algumas vértebras e esqueletos parciais. Assim como os tubarões atuais, seus esqueletos eram feitos de cartilagem, resultando em pouca preservação de seus fósseis. Os dentes são em muitos aspectos similares aos do tubarão branco (daí a desconfiança de seu parentesco), mas com um tamanho que pode chegar aos 21 cm de comprimento.


Comparação entre o dente do megalodon, do tubarão branco e do homem:



É assustador pensar na possilidade desses dentes penetrando em sua carne, não é mesmo? Caso sirva de consolo, a mandíbula dele era tão grande que provavelmente engoliria você inteiro. :)


Alguns investigadores opinam que as similaridades entre os dentes do Tubarão Branco e do Megalodon são produto de um processo de evolução convergente, ou seja, espécies totalmente diferentes que evoluiram, em algum aspecto, de maneira semelhante.

Existe a teoria de que os megalodontes adultos se alimentavam de baleias, e se extinguiram quando os mares polares se tornaram demasiado frios para a sobrevivência dos tubarões, permitindo que as baleias podessem estar a salvo deles durante o verão. Sem alimento para manter seus corpos gigantescos (e talvez de sangue quente, como dos atuais tubarões brancos), os pobrezinhos acabaram morrendo de fome.


Mas é claro, há quem diga que eles podem ter sobrevivido, e talvez se adaptado à vida nas profundezas do oceano... Mas não há qualquer evidência disso, então vamos manter no terreno fértil da nossa imaginação. Ao menos, até o primeiro submarino de grandes profundidades filmar aquelas mandíbulas colossais se aproximando rapidamente, e a imagem sendo substituída por estática... Ahh, como eu adoraria ver isso!


Agora, seguem dois links do Youtube com trechos do documentário "Sea Monsters", que mostra a simpática criatura em imagens geradas por computador (muito bem feitas por sinal). Vale à pena ver, é fantástico!

http://www.youtube.com/watch?v=a2JpZCcidIw

http://www.youtube.com/watch?v=fBqQCMoAueU

Fim do passeio de hoje, crianças. Abraços!