sexta-feira, 3 de abril de 2009

Monstros do Passado: O MEGALODON

Vou abrir essa seção para falar de um assunto que muito me interessa: animais extintos. Mas não animais extintos e bonitinhos, como o Dodô! Não, não, prefiro falar sobre criaturas terríveis, gigantescas e apavorantes! Verdadeiros monstros, que não fariam feio em qualquer livro ou filme de terror (e de fato, muitos deles já apareceram em filmes, normalmente com resultados insatisfatórios).

Vou evitar ao máximo os bons e velhos dinossauros (outro assunto que adoro), já que esses não precisam ser divulgados, todo mundo já conhece. Portanto, aqui você vai conhecer algumas das criaturas mais obscuras dos milênios passados, e provavelmente pensar “ufa, sorte que estão extintos”. Eu discordo. Acho que seria incrível se o mundo estivesse povoado com essas maravilhas, mas enfim...

Portanto, vamos iniciar o primeiro tour sobre monstros do passado com um dos meus favoritos (e nem tão desconhecido assim):

O MEGALODON


Todos conhecem o tubarão branco (Carcharodon carcharias), popularizado pelo livro Tubarão de Peter Benchley e mais ainda pelo filme homônimo de Steven Spielberg. Pois bem, o tubarão branco atual pode atingir cerca de 6 metros (embora haja relatos de uma fêmea com 7,8 m!), e pesar 1,5 tonelada ou mais. Sim, é um tamanho considerável, mas que perde feio para um (suposto) parente do tubarão branco: o Megalodon ( Carcharodon megalodon).

Também conhecido como Megalodonte ou Tubarão Branco Gigante, essa criatura poderia atingir de 12 a 15 metros segundo estimativas mais modestas (e mais sensatas).



No entanto, é possível que os maiores exemplares pudessem ultrapassar os 20 metros.



Viveu entre 20 e 1,5 milhões de anos atrás (embora exista a teoria de que são ainda mais antigos), e pode ter sido contemporâneo dos primeiros seres humanos. Caso seja verdade, não é de se admirar que o homem tenha demorado tanto tempo para perder o medo do oceano!

Gravura de Megalodons atacando elefantes primitivos, que tentavam atravessar uma faixa do oceano:



Sua existência é conhecida unicamente através dos numerosos dentes fósseis e algumas vértebras e esqueletos parciais. Assim como os tubarões atuais, seus esqueletos eram feitos de cartilagem, resultando em pouca preservação de seus fósseis. Os dentes são em muitos aspectos similares aos do tubarão branco (daí a desconfiança de seu parentesco), mas com um tamanho que pode chegar aos 21 cm de comprimento.


Comparação entre o dente do megalodon, do tubarão branco e do homem:



É assustador pensar na possilidade desses dentes penetrando em sua carne, não é mesmo? Caso sirva de consolo, a mandíbula dele era tão grande que provavelmente engoliria você inteiro. :)


Alguns investigadores opinam que as similaridades entre os dentes do Tubarão Branco e do Megalodon são produto de um processo de evolução convergente, ou seja, espécies totalmente diferentes que evoluiram, em algum aspecto, de maneira semelhante.

Existe a teoria de que os megalodontes adultos se alimentavam de baleias, e se extinguiram quando os mares polares se tornaram demasiado frios para a sobrevivência dos tubarões, permitindo que as baleias podessem estar a salvo deles durante o verão. Sem alimento para manter seus corpos gigantescos (e talvez de sangue quente, como dos atuais tubarões brancos), os pobrezinhos acabaram morrendo de fome.


Mas é claro, há quem diga que eles podem ter sobrevivido, e talvez se adaptado à vida nas profundezas do oceano... Mas não há qualquer evidência disso, então vamos manter no terreno fértil da nossa imaginação. Ao menos, até o primeiro submarino de grandes profundidades filmar aquelas mandíbulas colossais se aproximando rapidamente, e a imagem sendo substituída por estática... Ahh, como eu adoraria ver isso!


Agora, seguem dois links do Youtube com trechos do documentário "Sea Monsters", que mostra a simpática criatura em imagens geradas por computador (muito bem feitas por sinal). Vale à pena ver, é fantástico!

http://www.youtube.com/watch?v=a2JpZCcidIw

http://www.youtube.com/watch?v=fBqQCMoAueU

Fim do passeio de hoje, crianças. Abraços!

11 comentários:

  1. Interessantíssimo esse artigo, nunca tinha ouvida falar dessa Megalodonte e gostei bastante. Continue assim, seu blog tá show.

    ResponderExcluir
  2. Curto muito estas histórias de megalodom,
    queria que não fossem estintos pois quando
    vejo algum filme fico pensando como seria ver algum em cativeiro.

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei interesante tubaroes, mais interesante ainda a historia de que pode existir um megalodon nas prefundesas do oceano.
    Sempre que entro na picina penso em um desse.
    Sei blog tá muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  4. eu acho ele suepriendeti

    ResponderExcluir
  5. Carlos Henrique: acho, que em nosso oceano é gigandesco pode sim aver que algum desses (montros) possa ter evoluido ou não, sendo que conhecemos tão pouco sobre o nosso ocenano

    ResponderExcluir
  6. Pessoas que estão lendo isso,eu estava viajando de navio e um cara nos levou ao oceano.Logo quando um cara pensava que ali tinha a cida perdida de atlatica ele se deu mal quando entrou em outro barco e foi ver se existia mesmo quando ele estava a 1 milha de distancia com o barco eu vi uma coisa gigante que engoliu o barco dele e ele!Será que é um megalodon?

    ResponderExcluir
  7. imagina ser mordido por 21cm de dente ou ser ate engolido enteiro!DAORA,pena que nao existe nenhuma prava concreta que ele existe mas eu acredito!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro estes tipos de documentários q passa nos canais da Discovery o q mais gostei foi a série caminhando com monstros q mostrou os primeiros animais da terra até nós os homens,e a parte q adorei foi a dos monstros do oceanos,eu acredito q eles ainda existem pois o mar só é conecido por 5%,conhecemos mais o universo,valeu fui...!!!!

    ResponderExcluir
  9. caraca maluco esse bicho!eu acho muitoirado essas histórias sobre o monstro megalodon me amrrei no dente desse cara é muito show!ufa graças a deus q ele ñ existe se não eu ñ entraria na água nem q me pagasem!

    ResponderExcluir
  10. eu acredito que pode haver não só um megalodon mas vários nas profundezas do oceano mas prefiro que ele continue lá e nunca saia ,será que os caras que afundaram no titanic foran engolidos por megalodon? imagina voce num navio quando de repente aparece um desses bem na sua frente hein ? Deus me livre! num ando de navio nem a pau !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom, falam tanto desse animal será qe ja existiu, sera que ainda existe so ke congelado....nunca se sabe.. mais eu me amarrei

    ResponderExcluir