sábado, 25 de julho de 2009

Arte Macabra (4) Clive Barker

"A arte não deve ter um motivo. A arte deve ser o motivo."


Todo aficionado (sim, é assim mesmo que escreve) do gênero horror conhece o nome de Clive Barker, escritor dos famosos Livros de Sangue e idealizador da ainda mais famosa série de filmes Hellraiser. No entanto, nem todos esses entusiastas sabem, mas o sujeito também é pintor. Dos bons.

Eu já tinha conhecimento dessa faceta do escritor desde que li Abarat, seu livro infanto-juvenil sombrio. Não vou entrar em detalhes sobre a trama do livro (isso é assunto para a Biblioteca Mal-Assombrada), digo apenas que há várias telas de Barker nas páginas da obra: imagens sombrias, psicodélicas, inquietantes, momentos de beleza estranha e triste, como só um artista do macabro conseguiria fazer. Mas só fui saber que seu trabalho na pintura era tão prolífico quando assisti o filme O Trem de Carne da Meia-Noite, que tem, entre seus bônus, uma entrevista com o escritor/pintor. Em boa parte da conversa, Clive Barker fala sobre suas pinturas, mostrando seu estúdio, os quadros, um pouco de sua técnica, etc. Segundo o artista, sua mente é um jarro de onde não param de transbordar idéias (algo fácil de acreditar, quando vemos as pilhas e pilhas de quadros entulhadas pelos cantos de sua casa!). Recomendo a qualquer fã que pegue o filme (não pelo filme em si, que é qualquer nota), mas pela entrevista.

Enfim, fiquei tão maravilhado com as pinturas do sujeito, que senti uma necessidade urgente de compartilhar com vocês. Portanto, aqui vão algumas de suas imagens fantásticas e distorcidas, que de certa forma, remetem diretamente às suas narrativas:










Links:

Página Oficial

Galerias (Geral)

Passo a passo

Capas de alguns dos seus livros

Pôsters de filmes

Telas à venda

E por enquanto é só, amigos. Abraços.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Convites!!!

Atenção paulistas vampiromaníacos, dois convites de lançamentos de livros para o mês de agosto!

Primeiro, o convite para prestigiar o lançamento do Draculea - O Livro Secreto dos Vampiros. Organizado por Ademir Pascale, o livro reúne 27 autores, incluindo este que vos fala. Infelizmente, não poderei estar lá. Mas quem tiver a chance, não perca, vai ser muito legal! Já tive a chance de ler o livro, e garanto, há histórias fantásticas nele! Detalhes do evento na imagem abaixo:


E também, um convite para o lançamento do Território V - Vampiros em Guerra, organizado por Kizzy Ysatis! O livro será lançado no Dia dos Vampiros (13 de agosto), e tenho certeza que a seleção está impecável! Detalhes na imagem abaixo:


E por enquanto é só! Abraços!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vencedores do Concurso Escritores de Terror!

Pessoal, o Concurso Escritores de Terror (que organizei junto com a colega Me Morte) chegou ao fim há alguns dias. Três excelentes histórias foram escolhidas, agora é o momento de compartilhá-las com vocês. Basta clicar aqui para apreciar essas pequenas obras-primas. Abraços!